Quarta-feira , Agosto 23 2017 Periodicidade Diária nº 1456
Principal / Cultura / Programação de Verão no Parque da Ponte destinada aos amantes de Cinema

Programação de Verão no Parque da Ponte destinada aos amantes de Cinema

Entre 7 e 26 de agosto são muitos os motivos para os amantes de cinema se deslocarem ao Parque da Ponte. A Câmara Municipal de Braga, em colaboração com o Cineclube Aurélio da Paz dos Reis e a Confederação – coletivo de investigação teatral, programou propostas de cinema, mostras documentais e oficinas direcionadas para o universo da sétima arte e da construção da imagem em movimento.

A edição 2017 do “A gosto de Verão” – cinema ao ar livre, tal como nos anos anteriores, terá lugar no Anfiteatro do Parque da Ponte de 15 a 19 agosto, sempre às 21h30.

Esta edição será percorrido quase um século de cinema, revisitando “A Felicidade”, de Medvedkin, um filme de 1934. Este filme, que abre a presente edição no dia 15 de agosto, é musicado ao vivo por Ana Deus & Diana Combo, uma dupla que nos faz olhar para esta obra de um jeito novo, criando pontes sonoras com outras obras cinematográficas. E a edição será fechada dia 19 de agosto com o Phanton Trio, que ao som do contrabaixo, saxofone e bateria, nos apresenta “O Navegante”, realizado por Buster Keaton, em 1924.

Este ano o realizador português homenageado é Fernando Lopes (1935-2012), com o “Crónica dos bons malandros” (16 de agosto), um filme de bandidagem à portuguesa, cheio de humor e truques de faca e transistores a pilhas.

Do outro lado do Atlântico chega “A que hora ela volta?” (17 de agosto), de Anna Muylaert, uma obra de 2015 que disseca com humor e precisão arrepiante as diferenças de classe e a ideia de privilégio como algo não estanque.

Terá ainda lugar uma sessão de cinema de animação com o novíssimo “A minha vida de courgette” (18 de agosto), antecedido pela curta-metragem “Pronto, era assim”, que traz a Braga as realizadoras Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues para falarem do seu filme.

Caso as condições atmosféricas não permitam a exibição dos filmes ao ar livre, o cinema passará para a Estufa Municipal.

Atividades incluem mostras documentais, oficinas e a reposição dos Animatographo volume 6 e volume 7

No dia 7 de agosto arrancam as ‘Officinas de Verão’, que acontecem todos os dias das 14h30 às 18h00. Nesta Officinas poderão construir Caleidoscópios, Zootrópios, e outros brinquedos ópticos fundamentais para a educação do olhar e responsáveis para que a cultura da ilusão do movimento criada por dispositivos científico-tecnológicos se tivesse afirmado, aquando do aparecimento do cinema à 120 anos atrás.

No dia 14 é inaugurada a Mostra Documental “O sotão era assim”. Nela encontram os cenários e as marionetas que serviram como pano de fundo à curta-metragem intitulada “Pronto, era assim”, que será projetada no ciclo ‘A gosto de Verão’. Aqui pretende-se mostrar o que não é visível no filme, os métodos de construção e de montagem das marionetas, os detalhes do cenário e suas dimensões. Através desta Mostra Documental é possível descobrir os métodos de animação utilizados na técnica stop-motion.

Ao longo de duas semanas irão ainda ser repostos, todos os dias às 10h30, os Animatographo volume 6 e volume 7. Dia 16, o Animatographo volume 6 – Policias e Ladrões começa com a projeção do clássico “Aniki-Bóbó”, de Manoel de Oliveira. Segue-se no dia 17 ‘The Kid’, de Charles Chaplin, e dia 18 ‘A Suspeita’, de José Miguel Ribeiro.

Relativamente ao Animatographo volume 7, que assinala os 120 anos da escritora Enid Blyton, inicia-se dia 21 com ‘Uma Aventura’, de Tony Kysh, e continua no dia 22 com ‘Os Pequenos Vagabundos’ de Pierre Gaspard-Huit, no dia 23 com o ‘Verão Azul’, de Antonio Mercero, no dia 24 com ‘Pipi das Meias Altas’, de Olle Hellbon e fecha no dia 25 com ‘O Pequeno Bando’, de Michel Deville.

Programação Completa:

AGOSTO DE VERÃO – CINEMA AO AR LIVRE
15 a 19 Agosto, terça a sábado || 21h30
Local: Anfiteatro do Parque da Ponte*
*em caso de chuva a sessão acontece na Estufa Municipal

OFFICINAS DE VERÃO
7 a 26 Agosto, segunda a sábado || 14h30
Local: Estufa Municipal

MOSTRA DOCUMENTAL: “O SOTÃO ERA ASSIM”
14 a 26 Agosto, segunda a sábado|| 14h30 – 18h00
Local: Estufa Municipal

ANIMATOGRAPHO VOLUME 6: POLÍCIAS E LADRÕES
16 a 18 Agosto, quarta a sexta|| 10h30
Local: Estufa Municipal

ANIMATOGRAPHO VOLUME 7: ENID BLYTON
21 a 25 Agosto, segunda a sexta|| 10h30
Local: Estufa Municipal

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *