Segunda-feira , Agosto 21 2017 Periodicidade Diária nº 1454
Principal / Cultura / Já pode escolher para onde o São João de Braga fica voltado

Já pode escolher para onde o São João de Braga fica voltado

A Associação de Festas de São João de Braga apresentou uma grande novidade nas ornamentações com o intuito de resolver a polémica dos últimos anos: “Para onde deverá ficar virada a estátua de São João?” Esse imbróglio que divide os bracarenses e que todos os anos é alvo de forte contestação e protestos junto da associação de festas ficou agora resolvido, pois, colocando uma moeda, o São João rodará e ficará voltado para o Bom Jesus ou para a Capela da Ponte. Uma maneira divertida e criativa de resolver o problema, com o apoio da Cachapuz mas ao mesmo tempo solidária pois todo o dinheiro angariado reverterá, na totalidade, para o fundo “Partilhar com Esperança” promovido pela Arquidiocese de Braga. “Não é inédito termos colocado o São João em cima do chafariz pois já lá esteva há muitos anos atrás mas é inédito darmos a possibilidade de todos os bracarenses e visitantes poderem colocar o São João voltado para o lado que querem” explicou Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas de São João de Braga.

A par desta novidade foi apresentada a nova estátua do São João de Braga que também faz parte de uma campanha que a associação de festas em conjunto com a Associação Comercial de Braga levará a efeito junto dos comerciantes da cidade com um “Kit Comerciante” produzido especialmente para o efeito. “O objetivo é que os comerciantes da cidade, deem um donativo à associação de festas e ficam com elementos sanjoaninos para colocar nas suas lojas”, disse o presidente.

A ocasião foi também aproveitada para os presentes conhecerem as ornamentações de rua que caracterizam o imaginário das sanjoaninas bracarenses e que este ano se inspira no traje de Capotilha, o traje da cidade de Braga, podendo ver-se apontamentos deste traje, quer o vermelho quer o azul tanto no cartaz como nas decorações.

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *