Quinta-feira , Outubro 19 2017 Periodicidade Diária nº 1513
Principal / Educação / Instituto para a Bio-Sustentabilidade é inaugurado em Braga

Instituto para a Bio-Sustentabilidade é inaugurado em Braga

O IB-S – Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho vai ser inaugurado amanhã, pelas 14h30, no campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia junta o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e o reitor António M. Cunha. Os responsáveis vão descerrar uma placa alusiva e visitar as instalações do imóvel.

Os discursos oficiais são pelas 15h30, no auditório A1 do campus. Já o programa científico começa mais cedo, às 10h00, no mesmo local, contando com as intervenções de Mauro Angnoletti (Universidade de Florença, Itália), Guy Woodward (Imperial College London, Reino Unido), Paolo d’Odorico (Universidade de Califórnia Berkeley, EUA) e Vítor Cunha (IB-S UMinho, Portugal). No IB-S estreia-se ainda a exposição ‘Foto | Grafia da Ciência’, com palavras associadas à ciência que foram construídas com material de laboratório.

A nova unidade de investigação da UMinho custou sete milhões de euros, sendo 5.6 milhões com apoio comunitário (ON.2, QREN e FEDER). A sua valência de Braga acolhe laboratórios para ciências biológicas, biodiversidade, biotecnologia e ecologia, enquanto a valência de Guimarães centra-se nas ciências dos materiais, produção e gestão de energia, sensores, conservação e reabilitação do ambiente construído. Os imóveis são energicamente eficientes e têm aspeto arrojado, respetivamente um cubo de arestas curvas desenhado por António Fontes e um bloco verde “perfurado” por nanotubos de carbono idealizado por Cláudio Vilarinho.

O IB-S quer colocar a ciência ao serviço de um modelo de vida sustentável e com maior qualidade nos ambientes construído e natural. Vai também contribuir para criar spin-offs, promover formação pós-graduada e difundir conhecimento, em conjunto com empresas, autarquias, associações, particulares e unidades científico-tecnológicas. O IB-S é uma parceria entre o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), representados respetivamente pelos professores Cândida Lucas e Paulo Lourenço. Tem como diretor-executivo o professor Tiago Miranda e como presidente do conselho estratégico José Teixeira, do grupo dst.

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *