Quinta-feira , Outubro 19 2017 Periodicidade Diária nº 1513
Principal / Cultura / Dume e Montélios: Dois lugares da história de Braga

Dume e Montélios: Dois lugares da história de Braga

O programa ‘À Descoberta de Braga’ vai promover uma visita guiada a Dume e Montélios, dois lugares inevitáveis da história brácara. A visita guiada terá lugar no próximo dia 14 de outubro, às 10h00, e é sujeita a marcação através do e-mail cultura@cm-braga.pt.

Dume foi o lugar escolhido no século VI por Martinho, um monge proveniente da Panónia, para instalar um cenóbio, do qual seria primeiro titular.

Recentemente foi aberto ao público um núcleo museológico que apresenta ruínas arqueológicas que se encontram no adro da Igreja de Dume e que são testemunho da antiga basílica suévica fundada por este prelado. O projeto de musealização resulta dos estudos desenvolvidos entre os anos de 1988 e 1992, sob a orientação do arqueólogo Luís Fontes.

A menos de uma légua de distância encontra-se uma capela de origem visigótica, mandada levantar por Frutuoso, bispo de Braga entre 656 e 665, que se revela como um ícone da arte pré-românica em Portugal.

O programa ‘À Descoberta de Braga’ vai promover uma visita guiada a estes lugares emblemáticos no dia 14 de outubro, às 10h00, e é sujeita a marcação através do e-mail cultura@cm-braga.pt.

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *