Terça-feira , Outubro 17 2017 Periodicidade Diária nº 1511
Principal / Notícias / Concelho de Braga com 100% de cobertura da rede exequível de saneamento

Concelho de Braga com 100% de cobertura da rede exequível de saneamento

Iniciou-se hoje a empreitada de abastecimento de água e saneamento de águas residuais a zonas ainda não abrangidas na área de influência da Agere. O lançamento da intervenção começou hoje com uma iniciativa simbólica que teve lugar na junto à EB1/JI de Escudeiros, uma das estruturas que sairá beneficiada com esta empreitada, já que ainda não dispunha de saneamento.

A referida empreitada, com um investimento no valor de cerca de 3 milhões de euros (comparticipada em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), contempla a instalação de coletores de águas residuais numa extensão de 38 km, que servirão 609 fogos e 1.305 habitantes, bem como a instalação de condutas de água no Sistema de Abastecimento de Água, numa extensão de 9,64 km, que servirão 156 fogos e 330 habitantes, e a construção de 520 ramais de saneamento de águas residuais e 156 ramais de abastecimento de água.

Como sublinhou Rui Morais, administrador da Agere, com esta empreitada atinge-se, em termos de rede exequível, os 100% de execução possível. “Esta é uma intervenção cuja realização é possível graças ao esforço e dedicação dos técnicos da Agere, que nos permitiu que todos os 14 projetos submetidos a financiamento fossem aprovados”, adiantou, sublinhando a ‘dupla satisfação’ por concretizar uma ‘promessa de há já 40 anos’ de colocar saneamento na Escola de Escudeiros.

Por seu turno, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que esta empreitada é ‘essencial para melhorar a qualidade de vida’ das populações de zonas mais periféricas que ainda não tinham acesso a estes serviços. “Vamos estender a rede ao limite e assim servir o máximo de pessoas possível, algo que sempre foi nossa prioridade. Resta enaltecer o trabalho de planeamento efetuado pela Agere para que a concretização desta extensão da rede a territórios não abrangidos fosse possível”, disse.

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *