Terça-feira , Outubro 17 2017 Periodicidade Diária nº 1511
Principal / Educação / Braga inaugura árvore solar que fornece wi-fi e carrega telemóveis de graça

Braga inaugura árvore solar que fornece wi-fi e carrega telemóveis de graça

Foi inaugurado hoje, na Avenida Central, o projeto B3 – ECO, composto por uma árvore solar e um banco de jardim em formato de viola braguesa. Esta peça de mobiliário urbano alia a mais moderna tecnologia à tradição, através de um banco em formato de viola braguesa, homenageando assim estes instrumentos musicais que fazem parte do património bracarense. O projeto foi inspirado por alunos da Escola Básica de Gualtar, que venceram a edição 2016 do “Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos”.

Esta árvore de tecnologia solar, que possui rede Wi-Fi e tomadas para carregar o telemóvel, visa facilitar o acesso à inovação e a promover a utilização de energias verdes. O desenvolvimento e implementação teve o custo total de 39 mil euros.

Segundo Ricardo Rio, esta peça de mobiliário urbano concilia a componente da inovação e modernidade com o lazer e convívio, tendo um ‘valor acrescentado’ pelo facto de a ideia para a sua conceção ter partido de um grupo de jovens. “Queremos envolver ativamente os mais novos na vida da cidade e dar sequência às suas ideias é a maior prova do valor e da qualidade dos seus contributos e propostas”, referiu, afirmando ainda que o facto de a peça ter o formato de viola braguesa funciona como um ‘tributo ao nosso património’.

Denominada “Vtree Solar”, esta árvore é revestida a aço pintado de branco. É composta por ramificações, tronco e raízes, sendo que são estas últimas que garantem a estabilidade da infra-estrutura e sobre as quais estão colocadas as baterias e as entradas USB à prova de água. Por seu lado, o tronco permite a passagem dos fios até às ramificações, onde estão os painéis fotovoltaicos e a lâmpadas LED, que mudam de cor.

Para um futuro próximo, está prevista também a criação de algumas aplicações móveis que possibilitem a interação com o cidadão. A ideia será convidar algumas startups bracarenses a desenvolver aplicações que possam interagir com a árvore.

Esta árvore foi criada por uma empresa portuguesa e estreada em Portugal num projeto piloto em Lisboa, devido ao Web Summit. Está já instalada em diversas cidades, como Bucareste, Berlim, Londres ou São Paulo.

Acerca Braga TV

2 comentários

  1. este espaço esteve ao abandono durante o mandato deste senhor!agora inventaram esta porcaria como show off, para aumentar ainda mais a temperatura média desta linda cidade, sexta 21-40,sábado 21-40, domingo 21-40, nunca ninguém disse a este populista que as ondas electromagnéticas aumentam a temperatura, que pense em colocar as árvores que foram retiradas desse espaço e de outros como a zona pedonal do rio este, e deixe de fazer macacada como anda a fazer do monte pico!resumindo e concluindo este senhor é um garoto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *