Terça-feira , Junho 27 2017 Periodicidade Diária nº 1399
Principal / Notícias / Braga alarga respostas para a população sénior

Braga alarga respostas para a população sénior

O Município de Braga detém na sua população sénior um dos seus principais focos de atuação, promovendo um conjunto de projetos que têm como objetivo o envelhecimento ativo e saudável.

No último Fórum Municipal do Idoso, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Ricardo Rio, reafirmou o “compromisso do Município em desenvolver respostas que contribuam para que a população idosa continue a desenvolver e a partilhar as suas experiências, a cumprir um papel ativo na sociedade e a viverem as suas vidas de maneira saudável, independentemente da idade”.

Esta estratégia tem sido conseguida através da implementação de projetos como o ‘Braga +65’, que visa responder às necessidades dos munícipes mais idosos, isolados e com carências económicas, o ‘Cartão Sénior’, o voluntariado de proximidade ou como a ‘Bolsa Braga Sol’ que promove a atribuição de benefícios sociais no âmbito da isenção de taxas municipais, apoio técnico a projetos de construção, tarifas sociais de água, saneamento e transporte público gratuito.

“Estas são medidas que implementamos de raiz ou que já existiam e que tinham mérito reconhecido. Temos sempre a preocupação de ouvir os agentes para que podermos ir ao encontro das suas reais necessidades. Desde o primeiro momento que assumimos que as respostas sociais e o bem-estar dos cidadãos mais vulneráveis são a nossa principal prioridade e temos trabalhado para que os idosos desfrutem de uma qualidade de vida cada vez maior”, salientou o autarca bracarense.

A estes projetos acrescem os cursos de informática e de inglês para seniores, que o Município promove anualmente e de forma gratuita, o Programa Avóspedagem’ e o ‘Braga a Sorrir’, um projeto pioneiro de cuidados de saúde oral desenvolvido desde 2014.

O Município tem também vindo a criar condições para propiciar aos idosos momentos de convívio e de atividade desportiva que, ao mesmo tempo, combatam o isolamento e a saúde da população mais idosa, nomeadamente através da implementação de programas como o ‘Braga Ativa’, a ‘Natação Sénior’ e o ‘Boccia Sénior’.

O Presidente da Câmara Municipal relembrou a todos os presentes a concretização da supressão da restrição de horários nos Transportes Urbanos de Braga a todas pessoas com título de transporte de reformado ou aposentado, proporcionando desta forma uma maior convivência intergeracional e um melhor serviço a esta franja da população.

Finalmente, Ricardo Rio referiu-se também ao convívio sénior na Quinta da Malafaia que este ano se irá realizar nos dias doze e treze de setembro, onde se juntam cerca de cinco mil pessoas, proporcionando aos participantes um dia diferente, repleto de momentos de convívio e de alegria.

Projeto InterAge é ferramenta digital inovadora

A ocasião foi aproveitada para a promoção de uma apresentação alargada por parte dos responsáveis da startup bracarense “Sioslife” do projeto InterAge, uma iniciativa piloto que visa dotar as instituições de acolhimento da terceira idade de sistemas interativos capazes de dinamizar o dia a dia dos idosos e aumentar a inclusão social através do uso de novas tecnologias. Este projeto começou por envolver a Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga, mas será alargado a outras Associações.

O representante da empresa explicou que este sistema permitiu proporcionar aos associados da referida Associação a aquisição e melhoria de conhecimentos ao nível das tecnologias de Informação, tendo permitido o desenvolvimento de exercícios de estimulação física e cognitiva, partilha de conteúdos multimédia e comunicação simplificada com familiares e amigos.

Segundo o vice-presidente, Firmino Marques, a próxima fase deste projeto será alargada a outros espaços públicos e Instituições do Concelho e irá também contemplar a implementação de novos serviços como o Cartão Sénior InterAge que, designadamente em situações de emergência, permite que agentes policiais possam entrar em contacto com familiares próximos.

O vice-presidente participou também a todas as Associações e Instituições a existência do Gabinete de Apoio ao Idoso (GAPI), que foi criado para dar uma resposta de proximidade à pessoa idosa, encontra-se a funcionar desde fevereiro do ano em curso nas instalações do Balcão Único. É um serviço de atendimento especializado, de acompanhamento e apoio nas suas atividades de vida diária e de facilitação no acesso aos serviços da comunidade.

Além dos vários serviços que presta à população idosa, este gabinete desenvolve como complemento ao seu trabalho em rede um projecto-piloto que atua em situações de emergência (o programa de teleassistência domiciliária “Braga+65”), que serve para responder às necessidades dos que se encontram em situação de isolamento, tenham comprovadas carências económicas, idade igual ou superior a sessenta e cinco anos e que residam no concelho de Braga.

Acerca Braga TV

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *