Quinta-feira , Outubro 19 2017 Periodicidade Diária nº 1513
Principal / Eventos / Braga acolhe congresso de homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles

Braga acolhe congresso de homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles

‘Os Sete Castelos’ – Congresso de Homenagem ao arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles (1704-1728), que decorrerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Hotel do Parque do Santuário do Bom Jesus do Monte, traz à discussão pública uma das figura mais marcantes na história de Braga.

Pela primeira vez, um conjunto amplo de reputados especialistas nacionais e estrangeiros irá reunir os estudos com perspetivas e abordagens distintas, tendo em comum o estudo da vida e a obra de D. Rodrigo de Moura Teles, assim como o seu impacto na sociedade bracarense no primeiro quartel do século XVIII.

Sob o auspício dos castelos do brasão d’armas dos Moura, o congresso procura incidir, em particular, sobre a Arquidiocese de Braga a inícios do séc. XVIII, notas biográficas, devoções pessoais, ação social, arte e programa monumental, Urbanismo e atividade pastoral.

A par das conferências, encontra-se patente no Museu Pio XII, a exposição ‘Os Sete Castelos: D. Rodrigo de Moura Teles: vida e obra’, que resulta do inventário documental do arcebispado de D. Rodrigo Moura Teles. A exposição estará aberta ao público até 29 de outubro.

O congresso conta, na organização, com o Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, a Confraria do Bom Jesus, o Cabido da Sé de Braga, o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica e o ISMAI – Instituto Universitário da Maia.

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *