Segunda-feira , Maio 29 2017 Periodicidade Diária nº 1370
Principal / Notícias / Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva recebe exposição sobre o poeta Rodríguez López

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva recebe exposição sobre o poeta Rodríguez López

cartaz

A exposição “Manuel Rodríguez López: emigrante galego, poeta obreiro”, sobre o humanista ímpar da Galiza do século XX, é inaugurada esta quinta-feira, pelas 18h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).

A sessão prevê a presença do secretário-geral de Política Linguística da Galiza, Valentín García Gómez, do alcaide de Paradela, José Manuel Mato Díaz, do diretor da Galicia Dixital, Antonio Giz, do presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, João Cardoso Rosas, do leitor do Centro de Estudos Galegos da UMinho, Fernando Groba, e da diretora da BLCS, Aida Alves. A exposição – que assinala 25 anos da morte do poeta, cronista e tradutor – inclui 16 painéis, livros e conteúdos audiovisuais. Tem entrada livre e está patente até 19 de novembro, após ter passado por localidades de Lugo, Santiago de Compostela, Pontevedra, Catalunha e por Lisboa.

Manuel Rodríguez López (1934-90) viveu em Barcelona desde os 6 anos e regressou a Lugo em 1987. Cursou Humanidades e Filosofia, bem como Contabilidade e Legislação Laboral. Foi chefe de recursos humanos na indústria sidero-metalúrgica, mas destacou-se sobretudo pelo seu legado na cultura da Galiza, da sua comunidade em Barcelona e dos emigrantes galegos no mundo. O autor de “Saudade no bulieiro” ou “Reencontro coa aldea” venceu os prémios literários Meigas e Trasgos de Sarria, Xosé María Chao Ledo, Certame de Begonte, Nós de Barcelona e Barrakaldo.

Teve poemas musicados e cantados por Suso Vaamonde e Mary Otero Rolle, entre outros. Colaborou assiduamente com a comunicação social de Espanha e Argentina, como “Faro de Vigo”, “Radio Nacional de España” e “Correo de Galicia”. Foi ainda nomeado “Lucence do Ano 1989” e “Filho Predileto de Paradela”, a sua terra natal, onde foi também criado com o seu nome um centro sociocultural e um premio literário, o qual leva já 20 edições.

Acerca Braga TV

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *