Quarta-feira, Abril 17, 2024
21.2 C
Braga
ReportagemHomenageados atletas bracarenses que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Homenageados atletas bracarenses que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Braga TV

A Câmara Municipal de Braga abriu hoje as portas do Salão Nobre dos Paços do Concelho para homenagear os atletas bracarenses que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 e dignificaram, com as suas prestações, o nome de Portugal e da cidade de Braga.

Foram recebidos os atletas Emanuel Silva, Tamila Holub, José Carlos Macedo, Mário Peixoto e Domingos Vieira (este último não é natural do concelho de Braga mas representa o Sporting Clube de Braga). Jéssica Augusto não compareceu por se encontrar a residir fora do país.

À homenagem juntou-se a atribuição dos apoios Municipais relativos ao pioneiro regulamento de apoio ao desempenho e prestação Olímpica dos atletas bracarenses, destinado a quem vive no concelho há mais de 5 anos e que tem os seguintes valores: 3 mil euros para quem participe nos Jogos Olímpicos, 5 mil euros para quem atingir finais e 10 mil euros para quem conquistar medalhas.

Na ocasião, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que este é um sinal de reconhecimento para quem projeta o nome de Braga e um estímulo para os futuros atletas que devem seguir estes exemplos de persistência e superação. “Estamos a prestar o justo e merecido tributo aos atletas que conseguem atingir um patamar só ao alcance de uma minoria. Chegar aos Jogos Olímpicos é estar na elite mundial da modalidade que praticam”, afirmou, sublinhando que o sucesso desportivo implica enorme capacidade de superação, sacrifício, entrega e esforço que devem servir de inspiração para todos.

Por seu turno, Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, referiu que estes atletas exibiram um desempenho desportivo exemplar que deve ser motivo de orgulho para todos os bracarenses. “Sei o quanto é difícil atingir este patamar e o que os atletas passam – as suas dificuldades e lutas, o tempo que roubam às famílias, etc. – para conseguirem marcar presença nos Jogos Olímpicos. Sei ainda a alegria que é atingir os objetivos que desejamos”, disse.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES